culturanavegante@gmail.com

visite o dengo-dengo cartoneiro - projeto de formação de leitores
http://dengodengocartonero.blogspot.com/

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O Fotógrafo Marcos Porto recebe prêmio internacional

O amigo e fotógrafo Marcos Porto do Jornal de Santa Catarina foi um dos vencedores do Oscar do jornalismo mundial, o The Best of Newspaper Design (O Melhor do Design de Jornais). Sua fotografia da edição do Jornal de Santa Cataria de 12 de novembro de 2010, foi eleita a melhor fotografia publicada em jornais de todo o mundo. 
Não é questão apenas de sorte, mas competência em utilizar o aparelho, utilizar a técnica, é isto que faz diferença em um mundo dominado pela técnica e pelas imagens. Os aparelhos funcionam para o homem. Esta é uma ideia ingênua, pertinente apenas nos primórdios da Revolução Industrial. Em nossa era, os aprelhos funcionam para o homem, mas o homem precisa, para atingir um nível satisfatório do uso, funcionar também para o aparelho. Esta con-vivência é que permite o fotógrafo capturar tal imagem. Fotografar como uma respiração, eis a relação que Marcos Porto tem com sua "caixa preta".

Eis a matéria aqui

"Devido à facilidade da manipulação, os aparelhos parecem funcionar em função do homem. Devido à sua complexidade, parece que o homem funciona em função dos aparelhos. Na realidade, homem e aparelho se coimplicam, e vão formar um amarrado de funcionamento: a máquina funciona em função do fotógrafo, se, e somente se, este funcionar em função da máquina". (Villén Flusser, A Filosofia da Caixa Preta, Relume Dumará, 1982).

Um comentário:

  1. Gostaria de poder ter visto a foto.
    Mas gostaria muitissimo de parabenizar o amigo Marcos Porto pelo feito, o que não é novidade pois pra quem o conhece sabe que sua sensibilidade e extrema.
    Parabénsssssssssss

    ResponderExcluir