culturanavegante@gmail.com

visite o dengo-dengo cartoneiro - projeto de formação de leitores
http://dengodengocartonero.blogspot.com/

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fórum de Cutltura - 1º dia - A conversa sobre captação

O primeiro dia do Fórum de Cultura de Navegantes aconteceu depois de uma bela trovoada que encheu o céu de Navegantes e Itajaí de nuvens chumbo. Parece que o céu congestionou-se para assistir ao que aconteceria no auditório da prefeitura.
As convidadas para dar uma palestra sobre captação de recursos para viabilizar os projetos patrocinados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura , foram Cristine Puccini e Carolina, realizaram o ideal de todo fórum, estabelecer uma conversa. Aproveitando o público que nã foi muito grande, mas que contou com vários proponentes contemplados ou não na Lei de Incentivo, ajudaram a todos a construir uma cronologia do avanço das política públicas apra a cultura e orientaram a respeito da responsabilidade e do envolvimento da classe artística com o processo de implantação dos dispositivos de Invcentivo à Cultura e apresentaram modelos de planos de venda dos projetos, deram dicas de como apresentá-los, e executá-los.
acredito que o que imperou na discussão foi a necessidade de informar os empresários sobre o funcionamento da lei de incentivo. Deve-se criar alternativas de implantação da idéia (algo como filme hollywoodiano recém lançado no Brasil com o nome de Origem) a comunidade deve saber uqe alei de incentivo é uma lei de renúncia fiscal, ou seja, o poder público (prefeitura) repassa 30% dos Impostos sobre serviços de qualquer natureza (ISSqn) para realização dos projetos de cultura aprovados no edital. É muito simples. O problema é que aqueles que pagam e os contadores das empresas precisam saber que a fazenda municipal descontará do ISSqn o valor que o empresário depositar na conta do projeto. A prioridade é entender que cultura também faz parte da economia do país e que existem políticas de incentivo e que a responsabilidade social das empresas deve ganhar volume neste momento e aplicar no desenvolvimento sócio cultural parte dos impostos. Vejam que a empresa não está investindo diretamente, é um dinheiro público (impostos) que retorna pra projetos que proporcione ao público algum produto cultural. É difícil? Creio que não.Qual as maneiras de fazer isto acontecer? Precismos discutir, é isso que acontecerá hoje à noite no auditório da prefeitura de Navegantes. Artistas eprodutores, uni-vos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário