culturanavegante@gmail.com

visite o dengo-dengo cartoneiro - projeto de formação de leitores
http://dengodengocartonero.blogspot.com/

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Panorama Jaraguá de Literatura

Nos dias 12, 13  e 14 de novembro aconteceu em Jaraguá do Sul o 1º Panorama Jaraguá de Literatura. Coordenado pelo escritor Carlos Henrique Schroeder, o evento reuniu alguns escritores e produtores para uma conversa sobre os destinos da literatura, os problemas insolúveis da poesia e ao fim e ao cabo, para alimentar o desejo pela leitura.


Da esq. para dir., Carlos Henrique Schroeder, Cristiano Moreira e Marco Vasques

  Fui convidado para uma conversa com o poeta Marco Vasques, sobre o tema "O que é poesia". 
Sabemos que é uma pergunta irrespondível pois a poesi tem como uma das suas características principais, a disseminação dos sentidos. A poesia, costumo dizer, é inalcansável. O os poetas fazem é escrever versos, poemas. Esses verso funcionam como espécie de estelas ou colunas que sustentam a poesia. Sustentam somente, mas a poesia paira sobre estas colunas e nós jamais a encontraremos. Sabemos dela, mas o encontro é o fim. neste caso a poesia é tão avassaladora quanto a morte que só sabemos quando esta chega, mas assim já não podemos testemunhar a respeito.

Mas o que importa ainda mais nisso tudo, é que o Carlos Schroeder, com apoio do poder público e das leis de incentivo à Cultura, iniciou a algum tempo um trabalho de formação com vários jovens escritores, ou melhor, jovens que queriam ser escritores e encontraram maneiras de ler e trocar estas experiências.

Em Jaraguá do Sul, exitem fundos e os editais para cada área específica, ou seja, o produtor selecionado não precisa mais captar junto às empresas, recebe o dinheiro direto do fundo. Assim, tanto produtores, artistas e município ganham com uma crescente produção cultural.

Na semana passada outro escritor e amigo, Dennis Radünz, conseguiu, depois de um processo trabalhoso, aprovar o fundo municipal de cultura de Florianópolis, um feito notável já que se trata da capital, lugar com um grande número de produtores culturais.

Navegantes está caminhando para este processo. A Fundação Cultural conseguiu este ano implantar a Lei municipal de incentivo à cultura com um valor de R$ 150.000,00 distribuidos em 17 projetos. A maioria ainda não conseguiu captar. Isto é devido à pouca experiência dos produtores e dos empresários. Muitas empresas enquadradas no simples nacional não sabem como operar o desconto de um apoio a lei de incentivo. Espero poder publicar em breve estes esclarecimentos.

Vamos caminhando, dias 25 e26 de novembro teremos a Conferência Municipal de Cultura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário