culturanavegante@gmail.com

visite o dengo-dengo cartoneiro - projeto de formação de leitores
http://dengodengocartonero.blogspot.com/

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Algo sobre as políticas para a cultura em navegantes

preciso utilizar este espaço para informar algo sobre os avanços das políticas públicas do ministério da cultura e da situação da cidade de navegantes diante deste quadro.

nesta quinta dia 02 o ministro juca ferreira foi à tv para anunciar alguns passos sobre as poíticas de seu ministério.

dois acontecimentos importantes marcaram a semana, a assinatura do plano nacional de cultura (pnc) e a medida que inviabiliza recursos para os municípios que não realizarem ações em prol da leitura.
a portaria assinada pelo ministro suspende o repasse de recursos para os municípios que não desenvolverem ações ou não tiverem no mínimo uma biblioteca pública. o minc  investiu mais de 20 milhões em equipamentos e editais para implantação e melhorias em bibliotecas. navegantes não se enquadrou no edital por possuir uma população maior do que a solicitada pelo edital.

como estamos em navegantes?

navegantes possui a bilioteca pública cruz e souza, fundada na década de 70 e localizada na av. joão sacavaém na esuquina do beco do zicão. hoje está anexada à fundação culturall e está em funcionamento  com um bom acervo. conta com a ABIM (associação amigos da bilioteca municipal) constituida em 2009. a cidade conta também com uma a sala de leitura Vicente Cechelero, situada na sede do instituto caracol na joão sacavém 160.

outra notícia importante foi a assinatura do plano nacional de cultura.

navegantes possui um sistema municipal praticamente constituido.
realizou as conferências de cultura, constituiu e ativou o conselho de cultura, fez funcionar pela primeira vez a lei de incentivo à cultura, oraganizou fóruns, cursos de artes; assinamos o acordo de cooperação federativa  (veja aqui a lista) , temos a lei de tombamento patrimonial apra preservar a memória da cidade e estamos escrevendo o plano municipal de cultura. em fevereiro fui à brasília como delegado estadual do setor do livro, leitura e literatura e faço parte como suplente do colegiado nacional do livro, leitrura e literatura. estamos muito bem equipados com as estruturas políticas e com as ações solicitadas pelo minc, cumpridas. estamos prontos para receber verba do fundo nacional de cultura, e de outros recursos que forem disponibilizados.O que falta para a cidade são equipamentos culturais ou seja, espaços para apresentações e eventos. em reunião na ocasião do acordo de cooperação federativa assinado este ano o prefeito roberto carlos de sousa assumiu o compromisso de reformar o pavilhão de eventos que fica ao lado do ginasio de esportes para transformá-lo em um centro cultural. diria ainda que precisamos de espaços alternativos ao menos em um dos bairros para podermos produzir mais fora do centro. quero publicamente parabenizar o trabalho realizado pelo superintendente da fundação cultural marcos montagna, pelos esforços no sentido para implantar o sistema municipal de cultura e a lei de incentivo, um dispositivo importante para os artistas.

navegantes e itajaí são as únicas cidades da anfri que estão com o dever de casa cumprido de forma exemplar.

precisamos sempre que a classe artística mantenha-se informada e que os empresários recebam os proponentes dos 17 projetos aprovaods pela lei de incentivo. é um avanço nas políticas públicas municipais para a cultura. estamos no caminho.

eis os requisitos par ao sistema de cultura (os itens grifados foram implantados em navegantes)




 



Nenhum comentário:

Postar um comentário